quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Relevo Australiano




O relevo da Austrália, a maior ilha do mundo, é constituído, principalmente, por terrenos antigos. A altitude média do país é de 330 m, a mais baixa de todos os continentes, e seu ponto culminante, o monte Kosciusko, é de apenas 2.228 m. A ausência de altitudes muito elevadas é compensada pela variedade de suas formas de relevo. A gigante rocha monolítica, conhecida como Uluru (Ayers Rock), e as impressionantes montanhas de Purnululu (“Bungle Bungles”), no oeste do país, atraem visitantes de muitas partes do mundo. A paisagem australiana é bastante característica: vastos desertos de pedras e de areia e planaltos, a oeste e ao centro, e extensos platôs e planícies flanqueando os estreitos declives litorâneos, a leste. As praias amplas apresentam exuberante vegetação sustentada por uma grande variedade de formas de relevo, que variam desde os penhascos escarpados das Montanhas Azuis a oeste de Sydney e as altas falhas vulcânicas erodidas das Montanhas Glasshouse ao norte de Brisbane, até as planícies achatadas da costa oeste de Adelaide. Os rios Murray e Darling, o maior sistema fluvial da Austrália, formam a Bacia Murray-Darling, que cobre mais de um milhão de quilômetros quadrados ou 14% da área do continente. O lago Eyre, um grande lago salgado, com mais de 9.000 quilômetros quadrados de área, fica seco por longos períodos.

10 comentários:

Unknown disse...

blog antigo, parece estar abandonado mas é mt bom. está me ajudando no meu trabalho de geografia ;)

Unknown disse...

Ta um Cú
Vai apreende a cria um blog
pego pesquisa do meu blog
Australian's Live
vai te fude seu filho da p...

Unknown disse...

nossa, me ajudo muito, sério, meu trabalho de geografia ficou ótimo
:]

Juliana Princessa disse...

Gostei com isso a profesora me deu a nota máxima

OBRIGADO!!!!!

Unknown disse...

tipo é um blog bom....mais desculpe ñ me ajudou em nd
oq a professora quer ñ é isso
mais mesmo assim mt obrigadah

Unknown disse...

ESte blog e bacano ta me a ajudar no trabalho de geografia

Sheldon disse...

ta melhor do q muitos

Lúhh disse...

Tudo oq eu precisava...

lies of teen disse...

mto bom, tdo q eu qeria

Unknown disse...

falou absolutamente tudo o que eu precisava dos aspectos do relevo da austrália brigadão